Arriscar ou obter Segurança?

Arriscar ou obter Segurança?

É melhor se arriscar ou sentir-se segura?

A sensação de segurança, do lar, do útero materno, pode ser uma das mais reconfortantes já vivenciadas pelo homem, e talvez, aquela que nos faça maior mal durante a vida.

Para nos sentirmos seguros tomamos muitas decisões baseadas na irracional resistência pela evolução e desenvolvimento próprio.

Podemos abrir mão daquilo que mais sonhamos a vida toda, somente para sentirmos a sensação de segurança que tanto nos acalenta, nos conforta e nos leva a algum lugar.

Como poderemos avançar se sempre retornamos àquilo que achamos que faz mais sentido no momento em que surgem as oportunidades que há tempos esperamos?

Mas não é tão simples assim, você pode me dizer, aquele curso de inglês que eu tanto esperava me surpreendeu com uma bolsa de estudos para ser usada justamente no meu horário do almoço… ou então, me dirá ainda que, a oportunidade de renda que você pediu tanto pra receber, não poderá ser aproveitada porque está de viagem marcada para daqui a poucos dias e o seu chefe precisa muito de você.

Percebe como a segurança está na sensação de que estamos bem, mas quando estamos bem, sonhamos com algo melhor? Então os sonhos servem pra quê afinal, senão para não serem correspondidos?

Como encontrar coragem para arriscar.

Para arriscarmos é preciso reconhecer os riscos, aceitá-los e enfrentá-los com toda a força que temos.

Se soubermos o quanto podemos perder e aceitamos esse resultado possível, teremos a coragem necessária para romper a barreira do medo e da resistência.

Criar um plano e uma estratégia será o próximo passo, pois então, a ideia ganhou um corpo e ela pode finalmente ser observada e analisada aos mínimos detalhes.

A etapa mais difícil deverá ser então, tomar uma atitude no momento em que a oportunidade surge, mas nesse caso, se já temos tudo planejado, não será o medo que nos impedirá.

É importante também, definir as prioridades, para que nada que lhe urgente se torne o mais importante. O que importa é realizar seus sonhos e concretizar os seus desejos. Então comece pelo que realmente lhe traz felicidade.

As ocasiões urgentes podem ser contornáveis.

Observe por exemplo, que se você colocar o seu celular no modo avião por uma hora diária, enquanto realiza as tarefas que realmente podem ser capazes de lhe fazer feliz, os seus e-mails ainda estarão lá para serem respondidos após o prazo determinado.

Não se deixe enganar, portanto, por todos esses apetrechos eletrônicos envolventes. Suas sinalizações de aviso, toques musicais do trabalho, da vizinha, do marido, da escola… não passam de distrações que podem parecer urgentes, mas na maioria das vezes, são apenas curtidas nas postagens do Facebook, ou, mensagens de “Bom Dia” daquela sua tia no grupo da família.

Prepare-se para os desafios

Todos os seres terrestres crescem enfrentando dificuldades, então não pense que ao se arriscar em algo que há muito tempo desejava, você venceu a resistência e terá êxito imediato.

Fique presente para perceber que aqui é só o começo da mudança, o começo da estrada. Caminhe mais um pouco com afinco e dedicação a este começo. E aí quando a roda da engrenagem já estiver funcionando você poderá colher os frutos da facilidade.

Dalai Lama dizia que não há melhor professor que nossos inimigos, e nesse caso, o inimigo é a incansável busca pela sensação de segurança, conforto, e estabilidade, que usamos como desculpa para evitarmos tomar uma atitude

Então, se a oportunidade surgiu, mas ela só poderá ser aproveitada no seu horário de almoço, você tem que lidar com esse obstáculo já que realmente pretende evoluir. Ou, se há uma viagem no seu destino marcada para os próximos dias, justo quando você recebe uma oportunidade de renda para trabalhar com algo que te faz feliz.

Entenda que, tomar decisões implica em fazer escolhas, e quando fazemos escolhas optamos por algo em prol de outra. Ninguém disse que seria fácil, mas poderá ser compensador. Reconhecendo tudo isso, você estará preparada para assumir qualquer risco na vida!

clique aqui para assistir o vídeo

E além desse texto, preparei também, uma meditação guiada para poder te ajudar a ser ainda mais feliz. Assista ao vídeo no YouTube: Meditação Guiada | Sustendando a Felicidade.

Deixe uma resposta